quarta-feira, 12 de março de 2014

LAMPION'S LEAGUE - Semifinais de lascar o cano!

O Nordeste vai tremer, nesta quarta-feira, a partir das 22 horas, quando iniciam-se as semifinais da Copa do Nordeste, carinhosamente chamada de “Lampions League”, em alusão ao torneio europeu Champions League. Em uma chave, a rivalidade de estados vizinhos: Ceará x América-RN. Já na outra semifinal, um dos clássicos regionais mais tradicionais do país: Sport x Santa Cruz.


Em uma semifinal, a rivalidade não é tão intensa quanto o clássico regional da outra, mas os dois clubes sempre fazem jogos disputados e equilibrados quando se encontram, mantendo a história dos duelos destes clubes tradicionais. O Ceará tenta largar em vantagem contra o América-RN, na Arena Castelão, em Fortaleza. Enquanto que o América espera conseguir um bom resultado para poder decidir na partida de volta que está marcada para a próxima quarta-feira em outro estádio que será sede da Copa do Mundo, a Arena das Dunas.

O Mecão de Leandro Sena, conseguiu reverter uma grande desvantagem para chegar até a semifinal. Na primeira partida havia perdido para o CRB por 2 a 0, em Maceió, mas em Natal, embalado pela sua torcida apaixonada, goleou o CRB por 4 a 0. O Vozão chegou às semifinais também com moral, depois de atropelar o Vitória. No jodo de ida, em casa, o time alvinegro goleou os baianos, por 5 a 1, e depois segurou o 1 a 1, em casa

Na história da Copa do Nordeste, o time potiguar carrega uma vantagem considerável. Em 1998, o time conquistou seu primeiro título do torneio, depois do vice de 1976. Já o time alvinegro teve como melhores campanhas os dois quarto lugares de 1997 e do ano passado.

Sport x Santa Cruz

No jogo entre Sport e Santa Cruz, os clubes darão sequência a uma maratona de quatro clássicos somente neste mês de março. O jogo de ida está marcado para a Ilha Retiro, seis dias após a goleada rubro-negra sobre o Tricolor, por 3 a 0, pelo Pernambucano. Em jogo, marcado pela violência das torcidas fora de campo.

Este será apenas o segundo de quatro confrontos no mês. O jogo de volta, acontecerá no dia 19 (quarta-feira), no EstádioArruda. No final do mês, os dois times voltam a se enfrentar no Arruda, pela nona rodada do Estadual. A sequência só tem aumentado a rivalidade do Clássico das Multidões.

Esta será a edição de número 529 do clássico e atré omomento a vantagem é rubro-negra. O time, hoje comandado Eduardo Baptista – filho de Nelsinho Baptista – venceu o confronto 218 vezes contra 161 do Santa, hoje sob a batuta de Vica. Ainda aconteceram 149 empates. O Leão marcou 760 gols e sofreu 655.

Nos últimos anos, porém, o Santa tem sido o maioral nos clássicos decisivos. O time coral é o atual tricampeão pernambucano, conquistando todas as taças sob o rival. Na Copa do Nordeste, somente o Sport já levantou a taça por duas vezes: 1994 e 2000.

Para chegar até as semifinais, o Rubro-negro teve trabalho para superar o CSA, nas quartas. Após vencer na Ilha, por 1 a 0, o time suou para segurar a derrota, por 1 a 0, em Maceió. Já o Santa passou de fase com duas vitórias sobre o Guarany-CE. Goleou em casa, por 3 a 0, e venceu, em Sobral, por 1 a 0.

Nenhum comentário: