quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Oficial: Maranhão e Piauí no Nordestão

A inclusão dos estados do Maranhão e do Piauí na Copa do Nordeste, a partir de 2015, já havia sido assegurada pela direção do canal detentor dos direitos de transmissão da competição, o Esporte Interativo, e em informações extraoficiais de dirigentes dos dois estados e da própria Liga do Nordeste.

Faltava o óbvio, a chancela oficial, pois a Confederação Brasileira de Futebol ainda não divulgou o formato de 2015. Contudo, já existem dois indícios definitivos.

A CBF criou outro torneio regional, a Copa Verde, com onze estados do Norte e do Centro-Oeste. A competição pioneira será ainda este ano. Vale lembrar que a antiga Copa Norte contava com a presença de piauienses e maranhenses, mas desta vez a dupla ficou de fora da nova copa.

Como um torneio precisa ter o mesmo formato por pelo menos duas temporadas, segundo as normas do Estatuto do Torcedor, Maranhão e Piauí não poderiam participar em 2014 e ficar de fora da Copa Verde em 2015, justamente no ano em que o Nordestão terá condições de passar por uma mudança estrutural – após as edições de 2013 e 2014.

Mas não há dúvida sobre o futuro dos dois estados e da própria Copa do Nordeste. Basta conferir os regulamentos dos campeonatos dos dois estados nordestinos.

Ambos terão duas vagas na Copa do Nordeste de 2015 – que passaria a contar com 20 clubes, conforme antecipado pelo blog. No texto maranhense a indicação da vaga, ao campeão e ao vice, é direta. Já no piauiense ainda houve uma ressalva, “caso seja confirmada a participação do Piauí”, mas a classificação está presente.

Fim do maior erro organizacional da história da Copa do Nordeste.

Agora, um Nordestão ainda maior.

Fonte: Cássio Zirpoli

Nenhum comentário: