sexta-feira, 31 de maio de 2013

Números do futebol feminino em Pernambuco

Os números do Pernambucano Feminino, chamam atenção nas primeiras rodadas. Em 19 jogos realizados já foram feitos 103 gols. Dados que são vistos de forma positiva pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho.

O Campeonato Pernambucano de Futebol Feminino 2013 segue neste final de semana para a 5ª rodada. As equipes fazem um confronto equilibrado e lutam pelo título da competição. A cidade de Camaragibe é a que mais recebeu jogos até o momento, ao todo foram 10 partidas realizadas no município. Tudo isso porque das 13 equipes que participam do campeonato três são da cidade: Barreirense, Codif e Vera Cruz de Camaragibe. As equipes disputam os jogos em dois campos cedidos pela Prefeitura da cidade, o Antônio Alexandrino e o Estádio Municipal João Satero Barbosa Camelo, que foram gentilmente cedidos à FPF através do secretário de Esportes Júlio César.

Os números da competição são grandes. Em 19 jogos realizados, 103 gols foram marcados pelas equipes, uma média de 5,42 gols por partida. A parte disciplinar conta, até o momento, com 34 cartões amarelos e cinco vermelhos. Na chave A, que tem o Vitória, tricampeão Estadual, três equipes estão empatadas com seis pontos. O Vitória, a Seleção de Paulista e o Codif. As Guerreiras das Tabocas estão na liderança do campeonato pelo saldo de gols, em apenas dois jogos 21 gols foram marcados, o time também conta com uma das melhores defesas da competição, até o momento a equipe não tomou nenhum gol. A Seleção de Paulista soma 10 gols em duas partidas e também não tomou nenhum tento. O Codif em três jogos venceu duas vezes e perdeu uma, também soma 10 gols, porém tomou oito e está com o saldo positivo de dois tentos.

A chave B tem a equipe do Sport como líder. Em três jogos, o time rubro-negro marcou nove pontos, tem 15 gols feitos e dois tomados. O Pernambuco Futebol Clube, que joga pela primeira vez a competição, em quatro jogos marcou 15 gols e tomou 10. Já o Ceare, também, tem quatro partidas realizadas. A equipe empatou duas vezes, ganhou uma e perdeu outra. O saldo de gols do Ceare é negativo, em quatro jogos a equipe fez quatro gols e tomou oito tentos.

A artilharia do campeonato está sendo disputada por duas atletas. Carol Baiana do Vitória e Priscila do Codif cada uma com seis gols. A atacante do Codif, Priscila Brito, 19 anos, conta sobre o desejo de ser a artilheira da competição. “Quero disputar a artilharia, mas a minha meta é ver o meu time disputar a primeira colocação. Se a artilharia vier para mim vai ser muito bom, mas estou mais focada em ajudar o meu time a ser campeão”, disse.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, está feliz com o bom andamento do torneio. “O campeonato feminino cresce a cada ano, é muito bom saber que em, apenas, cinco jogos os números sejam grandes e positivos também. Estou buscando, junto com o diretor de futebol feminino, Elias Coelho, mais parceiros para continuar realizando da melhor forma possível, esta competição”, disse.

Nenhum comentário: