quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Um prêmio atrás do outro



Um prêmio atrás do outro. Essa foi a rotina de Neymar em 2012. Entre troféu de melhor atacante do Campeonato Brasileiro, Globolinha, título do Armando Nogueira e a indicação para o gol mais bonito do ano, o jogador do Santos fecha mais uma temporada como principal destaque em atividade no país. E, para finalizar, a coroação de principal artilheiro do Brasil. Com 43 gols, o camisa 11 alvinegro passou concorrentes que lideraram o ranking em boa parte do ano, mas não conseguiram se manter no topo. Com uma sequência de jogos na reta final do Brasileirão, faturou o Prêmio Artilheiro do Ano. Esta é a segunda vez que Neymar vence. A outra foi em 2010, quando empatou com Jonas, na época no Grêmio, com 42 gols.

Nesta temporada ele dividiu as finalizações certeiras da seguinte maneira: 20 no Campeonato Paulista, oito na Libertadores, 14 no Brasileiro e um na Recopa. Um dos principais concorrentes durante a temporada foi Neto Baiano. O atacante liderou enquanto estava no Vitória, mas, ao acertar com o Kashiwa Reysol, do Japão, deixou a disputa.

Zé Carlos, do Criciúma, e Lúcio Maranhão, do ASA-AL, passaram a duelar e finalizaram com 41 e 40 gols, respectivamente, logo atrás de Neymar. Mesmo longe do país por um período considerável, Neto Baiano fechou em quarto, à frente de Luis Fabiano (São Paulo) e Fred (Fluminense), este último o artilheiro do Brasileirão. 

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Nenhum comentário: